Componentes Essenciais da Acessibilidade Web
Conteúdo da Página
Este documento mostra como a acessibilidade Web depende do funcionamento conjunto de vários componentes e como melhoramentos em componentes específicos podem melhorar substancialmente a acessibilidade Web. Também mostra como as directrizes WAI abordam esses componentes.
Introdução
É essencial que vários componentes diferentes da interacção e do desenvolvimento Web funcionem em conjunto para tornar a Web acessível a pessoas com necessidades especiais. Estes componentes incluem:
- conteúdo - informações contidas numa página Web ou aplicação Web, incluindo:
- informações naturais, tais como texto, imagens e sons
- código ou marcação que define a estrutura, a apresentação, etc.
- browsers, leitores de multimédia e outros "user agents"
- tecnologia de apoio, em alguns casos - leitores de ecrã, teclados alternativos, software de digitalização, etc.
- os conhecimentos e a experiência dos utilizadores e, em alguns casos, estratégias adaptáveis de utilização da Web
- criadores de conteúdo - designers, programadores, autores, etc., incluindo criadores de conteúdo com necessidades especiais e utilizadores que contribuem com conteúdo
- ferramentas de criação de conteúdo - software utilizado para criar Web sites
- ferramentas de avaliação - ferramentas de avaliação de acessibilidade Web, validação HTML, validação CSS, etc.
Relacionamento Entre os Componentes

Os criadores de conteúdo Web utilizam normalmente ferramentas de criação de conteúdo e ferramentas de avaliaçãopara criar conteúdo Web.
As pessoas ("utilizadores") utilizam browsers, leitores de multimédia, tecnologias de apoio ou outros "user agents" para obter o conteúdo e interagir com o mesmo.
Existem interdependências significativas entre os componentes, ou seja, os componentes têm de funcionar em conjunto para que a Web seja acessível. Por exemplo, relativamente ao texto alternativo em imagens:
- As especificações técnicas abordam o texto alternativo (por exemplo, a linguagem HTML define o atributo de texto alternativo (alt) do elemento de imagem (img))
- As directrizes WAI — WCAG, ATAG e UAAG, descritas abaixo — definem como implementar texto alternativo para acessibilidade nos diferentes componentes
- Os criadores de conteúdo Web fornecem a formulação textual apropriada para o texto alternativo
- As ferramentas de criação de conteúdo permitem, facilitam e promovem o fornecimento de texto alternativo numa página Web
- As ferramentas de avaliação são utilizadas para ajudar a confirmar que o texto alternativo existe
- Os user agents fornecem uma interface humana e uma interface de computador com o texto alternativo
- As tecnologias de apoio fornecem uma interface humana com o texto alternativo em diversas modalidades
- Os utilizadores sabem como obter o texto alternativo a partir do respectivo user agent e/ou tecnologia de apoio, conforme necessário
O Ciclo de Implementação
Quando as funcionalidades de acessibilidade são eficazmente implementadas num componente, torna-se mais provável que os outros componentes também as implementem.

- Quando os browsers, leitores de multimédia, tecnologias de apoio e outros user agents suportam determinada funcionalidade de acessibilidade, é mais provável que os utilizadores a exijam e é mais provável que os criadores de conteúdo a implementem no respectivo conteúdo.
- Quando os criadores de conteúdo pretendem implementar determinada funcionalidade de acessibilidade no respectivo conteúdo, é mais provável que exijam que a ferramenta de criação de conteúdo que utilizam facilite a implementação dessa mesma funcionalidade.
- Quando as ferramentas de criação de conteúdo facilitam a implementação de determinada funcionalidade, é mais provável que os criadores de conteúdo a implementem no respectivo conteúdo.
- Quando determinada funcionalidade de acessibilidade é implementada na maioria do conteúdo, é mais provável que os criadores de conteúdo e os utilizadores exijam que os user agents suportem essa funcionalidade.
Quando Algum Componente é Fraco
Se determinada funcionalidade de acessibilidade não for implementada num componente, existe pouca motivação para que seja implementada noutros componentes quando tal não resulta numa experiência de acessibilidade para o utilizador. Por exemplo, é pouco provável que os criadores de conteúdo implementem uma funcionalidade de acessibilidade que as ferramentas de criação de conteúdo não suportem e que a maioria dos browsers ou tecnologias de apoio não implementem de forma consistente.

Por vezes, se um componente tiver fraco suporte de acessibilidade, os outros componentes conseguem compensar esse facto com recurso a métodos que contornem as deficiências, mas que requerem muito maior esforço e que, a nível global, não são positivos para a acessibilidade. Por exemplo:
- os criadores de conteúdo poderão ter mais trabalho para compensar a falta de suporte de acessibilidade em ferramentas de criação de conteúdo; por exemplo, através da introdução directa do código HTML em vez de utilizarem uma ferramenta
- os utilizadores poderão ter mais trabalho para compensar alguma falta de suporte de acessibilidade nos browsers, leitores de multimédia e tecnologias de apoio, ou falta de acessibilidade no conteúdo; por exemplo, através da utilização de outros browsers ou tecnologias de apoio para ultrapassar diferentes problemas de acessibilidade
Contudo, na maioria dos casos, não são implementados métodos para contornar as deficiências, sendo que o resultado continua a ser uma fraca acessibilidade. Além disso, por vezes, o fraco suporte de acessibilidade num componente não pode ser ultrapassado de forma razoável por outros componentes, resultando em inacessibilidade. Tal torna a utilização de determinado Web site, página ou funcionalidade impossível para algumas pessoas com necessidades especiais.
A Iniciativa Para a Acessibilidade Web (WAI) do World Wide Web Consortium (W3C) desenvolve directrizes para a acessibilidade Web dos diferentes componentes:
- As Directivas Para a Acessibilidade de Ferramentas de Criação de Conteúdo (Authoring Tool Accessibility Guidelines, ATAG) abordam as ferramentas de criação de conteúdo.
- As Directivas Para a Acessibilidade do Conteúdo da Web (Web Content Accessibility Guidelines, WCAG) abordam o conteúdo Web e são utilizadas pelos criadores de conteúdo, ferramentas de criação de conteúdo e ferramentas de avaliação de acessibilidade.
- As Directivas Para a Acessibilidade dos User Agents (User Agent Accessibility Guidelines, UAAG) abordam os browsers e leitores de multimédia, incluindo alguns aspectos das tecnologias de apoio.
As directivas WAI baseiam-se nas especificações técnicas fundamentais da Web e são desenvolvidas em coordenação com as:
- Especificações técnicas do W3C (HTML, XML, CSS, SVG, SMIL, etc.)
